As expressões idiomáticas são expressões próprias de uma língua, muitas vezes cheias de imagens, que às vezes têm o valor de ditado popular. Na maioria das vezes intraduzíveis palavra por palavra, são uma medida da proximidade cultural das línguas. Conhecer as expressões idiomáticas mais comuns de uma língua é uma etapa do seu aprendizado divertida e cheia de interesse, já que se referem à cultura popular dessa e à sua história enraizada num determinado lugar e tempo.
O mundo das tecnologias web é cambiante, sempre renovado, mas ainda enfrenta os mesmos problemas e questões, que se trate de desenvolvimento, de implementação de processos ou de tradução. Este espaço é dedicado à partilha de experiências.
domingo, 29 de janeiro de 2012
domingo, 22 de janeiro de 2012
A evolução dos navegadores web
Essa computação gráfica dinâmica mostra numa linha de tempo a aparição de cada navegador web e das versões diferentes deles destacando as tecnologias que suportam (flash, CSS, ajax…) e a aceleração atual do suporte das marcas do HTML5. Ainda nos relembra as interfaces passadas desses navegadores.
sábado, 14 de janeiro de 2012
Code-switching entre o inglês e o espanhol
As pessoas bilíngües, bem como as poliglotas, tendem freqüentemente a passar de um idioma à outro quando surge a oportunidade. Se esse fenômeno vem às vezes de uma situação onde o uso de uma linguagem é melhor do que o doutra, é sempre um prazer verdadeiro de falar neste modo cambiante da mistura linguística com noutra pessoa que conhece as línguas envolvidas. Podem traduzir-se espontaneamente umas expressões idiomáticas que não têm significado nenhum quando traduzidas palavra por palavra, mas que são uns trocadilhos reais que tem que decifrar em tempo real durante a conversa. Na maior parte do tempo, contudo, os poliglotas devem estabelecer barreiras rígidas entre as suas línguas, assim matando este dom de línguas glossolalico.
domingo, 8 de janeiro de 2012
Validação de formulário jQuery avançado (4): a mostra de uma mensagem de erro para campos agrupados
Depois de descobrir os gatilhos condicionais e de aprender onde mostrar as mensagens de erro, vamos hoje ver uma mensagem de erro para campos agrupados.
Neste exemplo, dois campos estão relacionados, e apenas um deles é obrigatório. Noutras palavras, cada um destes dois campos é obrigatório se o outro estar vazio. Estes dois campos podem ser de qualquer tipo. Nós interessemos aqui a um campo de entrada de texto simples e a um textarea. Com certeza, poderiamos ter usado um botão de rádio para indicar este comportamento específico, mas nós preferimos aqui manter a interface a mais leve e simples possível, limitando o número de elementos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)