domingo, 25 de agosto de 2013

Os botões de compartilhamento social são inúteis


Os botões de compartilhamento social estão em toda parte. Onipresentes na web, convidam para fazer um like, para compartilhar qualquer página para que o seu conteúdo seja visto por centenas, ou melhor, milhões de visitantes potenciais. Mas são tão necessário que nós querem fazer acreditar?

Um preconceito fica frequentemente presente na utilização destes botões. Este convite para compartilhar pode ser facilmente percebido como uma mendicidade, um apelo desesperado para se mostrar onde está a ação, isto é, nas redes sociais. Mas quais redes sociais? Cada tipo de conteúdo vai interessar a uma rede em vez de outra. Qual rede privilegiar? Uma profissional (LinkedIn, Viadeo), uma genérica (Facebook, Twitter, Google+), uma rede de imagens (Pinterest, Instagram)? Ter mais do que duas ou três opções aumenta fortemente para o visitante a impressão de que este site não é para ele, que é demasiado geral e que não cabe a ele. Um serviço de agregação como ShareThis propõe quase uma centena de redes entre as quais vamos ter que fazer uma escolha informada dependendo do tipo de conteúdo, da sua temática, do seu idioma, dos usuários do site.

Os compartilhamentos não são criados iguais. O que ganhamos com um Like? Melhor que o visitante compartilha um link e contribua com um conteúdo da sua própria antes de compartilhá-lo com a sua comunidade.

Em vez de procurar a todo o custo fazer compartilhar o seu conteúdo, é mais interessante torná-lo compartilhável no background. Os metadatos do protocolo Open Graph estão lá para isto. Propriedades tais como title, description, url, type e image para nomear apenas algumas são utilizadas pelos Facebook, Google+ e LinkedIn. Do seu lado, Twitter usa os metadatos Twitter Card que são aproximadamente equivalentes. Uma vez preenchidos, estes dados serão utilizados directamente pelas próprias redes para preencher os seus formulários de compartilhamento, facilitando assim o discurso associado ao conteúdo compartilhado, uma vez que este discurso está centralizado no seu lugar, no lugar do produtor. O compartilhador pode depois adicionar um toque pessoal.

Gostemos disso ou não, o conteúdo decolou. Não podemos mais pensar em nosso conteúdo apenas como um meio para atrair visitantes ao nosso site através dos motores de busca. A otimização on site é agora apenas uma parte da fórmula mágica. Também devemos trabalhar ativamente do lado das redes sociais, isto é, da pena mínima apresentar lá o nosso próprio conteúdo e atender às necessidades dos visitantes onde se encontram, embora esta interacção não resulte em espontânea num aumento do número de visitas nosso site (estamos falando aqui de branding).

Imagem: Social media icons por Andy.


Social share buttons are useless (em inglês)
Les boutons de partage social ne servent à rien (em francês)
Los botones para compartir con las redes sociales no sirven para nada (em espanhol)

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