Este curso de experiência do usuário para a web é um MOOC oferecido no site open2study.com. É ensinado em inglês por Amir Ansari e faz parte do currículo de Bachelor of Arts em Comunicação da Internet.
A experiência do usuário para a web é relativa à maneira com a qual interagimos com sites e serviços web. Também inclui outros aspectos da interação: os seus aspectos práticos, experienciais, emocionais, semânticos, significativos… Tudo o que afete a reputação da marca. Os sites oferecem serviços, e precisamos enfatizar a facilidade de utilização e a eficácia deles. É onde a experiência do usuário (ou UX) entra em jogo. Inclui vários desenhos ao mesmo tempo, como o design de informação, de interface, de interação e o design visual. Mas a experiência do usuário também deve ser avaliada, e este curso apresenta umas técnicas diferentes para fazer isso, além de explicar o que é a experiência do usuário.
Amir Ansari, o professor deste curso, é principal consultor em UX em DiUS Computing e Stamford Interactive. Ele tem mais de 13 anos de experiência em design UI e UX, como prático e gerente, trabalhando no design de interfaces de usuário, na interação e no design centrado no usuário.
Este curso é dividido em quatro módulos, ou semanas. O primeiro fornece uma visão geral da experiência do usuário, incluindo o design centrado no usuário e a usabilidade. O segundo é mais focado no design de experiência do usuário e de interface, tratando do design de informação, do design da interação e do design visual. O terceiro módulo destina-se especificamente aos usuários: a importância de conhecê-los, de compreender as suas necessidades, e da forma de reunir idéias. Finalmente, o quarto módulo fala da avaliação da usabilidade para refazer o design de um site, melhorar um site existente, ou criar um site a partir do zero: avaliação da usabilidade, procedimento passo a passo, testes, análise da concorrência, análise dos resultados e relatórios.
Cada módulo é dividido em si numa dezena de vídeos curtos que vão direto ao ponto e explicam um conceito ao mesmo tempo, cada uma seguida por um QCM, cada módulo terminando-se por uma avaliação sob forma de QCM.
Como se trata de um curso de auto-formação ao seu próprio ritmo, ele pode ser tirado em qualquer momento: não precisa esperar para a próxima sessão. Porém, você ainda recebe um Certificado de Sucesso quando terminar com uma pontuação suficiente.
Este curso introdutório fornece uma visão ampla das técnicas e disciplinas da experiência do usuário aplicada à teia, nomeadamente no que diz respeito aos meios da avaliação dela. Não só familiariza o aluno com o vocabulário da disciplina, mas mostra tanto a necessidade e utilidade dela. A única desvantagem em meus olhos é a falta de estudo de um verdadeiro site, ou de um exemplo específico.
Os usuários não são apenas usuários, são pessoas com desejos e metas a alcançar do ponto de vista pessoal delas. É, por conseguinte, importante agrupar as diferentes necessidades dos usuários em personas para os entender melhor e satisfazer as necessidades deles. Mas as personas não são apenas pedaços de informação sobre um grupo de utilizadores hipotéticos, devem criar empatia se você quiser que os participantes do projeto dar-lhes uma cara. É também uma boa maneira de evitar o lado escuro da experiência do usuário. Quem quer enganar alguém com quem está ligado?
Se você está interessado no assunto, aqui está uma lista de blogs e sites:
The UX Book: Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience, por Rex Hartson e Pardha Pyla (2012, 968 páginas)
Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability, por Steve Krug (3a edição, 2014, 216 páginas)
Conteúdo
A experiência do usuário para a web é relativa à maneira com a qual interagimos com sites e serviços web. Também inclui outros aspectos da interação: os seus aspectos práticos, experienciais, emocionais, semânticos, significativos… Tudo o que afete a reputação da marca. Os sites oferecem serviços, e precisamos enfatizar a facilidade de utilização e a eficácia deles. É onde a experiência do usuário (ou UX) entra em jogo. Inclui vários desenhos ao mesmo tempo, como o design de informação, de interface, de interação e o design visual. Mas a experiência do usuário também deve ser avaliada, e este curso apresenta umas técnicas diferentes para fazer isso, além de explicar o que é a experiência do usuário.
Amir Ansari, o professor deste curso, é principal consultor em UX em DiUS Computing e Stamford Interactive. Ele tem mais de 13 anos de experiência em design UI e UX, como prático e gerente, trabalhando no design de interfaces de usuário, na interação e no design centrado no usuário.
Desenvolvimento do curso
Este curso é dividido em quatro módulos, ou semanas. O primeiro fornece uma visão geral da experiência do usuário, incluindo o design centrado no usuário e a usabilidade. O segundo é mais focado no design de experiência do usuário e de interface, tratando do design de informação, do design da interação e do design visual. O terceiro módulo destina-se especificamente aos usuários: a importância de conhecê-los, de compreender as suas necessidades, e da forma de reunir idéias. Finalmente, o quarto módulo fala da avaliação da usabilidade para refazer o design de um site, melhorar um site existente, ou criar um site a partir do zero: avaliação da usabilidade, procedimento passo a passo, testes, análise da concorrência, análise dos resultados e relatórios.
Cada módulo é dividido em si numa dezena de vídeos curtos que vão direto ao ponto e explicam um conceito ao mesmo tempo, cada uma seguida por um QCM, cada módulo terminando-se por uma avaliação sob forma de QCM.
Como se trata de um curso de auto-formação ao seu próprio ritmo, ele pode ser tirado em qualquer momento: não precisa esperar para a próxima sessão. Porém, você ainda recebe um Certificado de Sucesso quando terminar com uma pontuação suficiente.
Interesse do curso
Este curso introdutório fornece uma visão ampla das técnicas e disciplinas da experiência do usuário aplicada à teia, nomeadamente no que diz respeito aos meios da avaliação dela. Não só familiariza o aluno com o vocabulário da disciplina, mas mostra tanto a necessidade e utilidade dela. A única desvantagem em meus olhos é a falta de estudo de um verdadeiro site, ou de um exemplo específico.
Sobre as personas
Os usuários não são apenas usuários, são pessoas com desejos e metas a alcançar do ponto de vista pessoal delas. É, por conseguinte, importante agrupar as diferentes necessidades dos usuários em personas para os entender melhor e satisfazer as necessidades deles. Mas as personas não são apenas pedaços de informação sobre um grupo de utilizadores hipotéticos, devem criar empatia se você quiser que os participantes do projeto dar-lhes uma cara. É também uma boa maneira de evitar o lado escuro da experiência do usuário. Quem quer enganar alguém com quem está ligado?
Alguns blogs e sites sobre UX
Se você está interessado no assunto, aqui está uma lista de blogs e sites:
- Boxes and Arrows, por Michael Lai
- Luke Wroblewski
- Clarissa Peterson
- A list apart
- Smashing Magazine
Leituras
The UX Book: Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience, por Rex Hartson e Pardha Pyla (2012, 968 páginas)
Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability, por Steve Krug (3a edição, 2014, 216 páginas)
Web User Experience (MOOC) (em inglês)
Expérience utilisateur pour le web (MOOC) (em francês)
Experiencia del usuario para la web (MOOC) (em espanhol)
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