sábado, 21 de junho de 2014

Conhecer as WCAG 2.0 (MOOC)

Conhecer as WCAG 2.0 (MOOC)

Oferecido pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, na plataforma Up2U dele, o curso titulado Conhecer as WCAG 2.0 apresenta as diretrizes de acessibilidade para conteúdos web. Os autores deste curso são a Manuela Francisco, designer instrucional no Instituto Politécnico, e o Norberto Sousa, consultor em acessibilidade e validação de sites.

Conteúdo e objetivos


Os objetivos deste curso são os seguintes:
  • Conhecer a legislação em vigor, particularmente em Portugal, e a história da acessibilidade na internet
  • Identificar os diferentes perfis de utilizadores da web, a variedade de dificuldades auditivas, físicas, visuais, cognitivas, neurológicas ou de discurso que podem ter no momento em que utilizam o site
  • Relacionar os princípios do design universal com as diretrizes de acessibilidade para conteúdos web
  • Compreender a estrutura das WCAG 2.0, os níveis de conformidade, os princípios, as diretrizes e os critérios de sucesso
  • Aplicar as WCAG em conteúdos web e verificar a conformidade de maneira semi-automática com a ajuda de validadores automáticos

Desenvolvimento do curso


Este curso tem uma duração de uma semana só, ou seja oficialmente de cinco horas. O curso abre-se com um desafio no forum. Trata-se de continuar uma história com uma personagem no modo de uma persona de experiência utilizador. É também uma maneira de entrar em contato com os alunos do curso.

Depois, temos a parte teórica que responde aos objetivos do curso. Os textos não são compridos demais, isto é que não precisam mais do que uns cinco minutos máximo para os ler e compreender. Cada um termina-se com uma síntese que permite uma boa compreenssão dele. Após a apresentação de um validador automático (o AccessMonitor), somos convidos a usá-lo com qualquer site para pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

No fim, devemos passar um teste de conhecimentos adquiridos com cinco perguntas, e duas tentativas permitidas no máximo, que dá o direito a um certificado de participação.

Em conclusão


O facto de ser um curso ajuda muito com a concentração, já que não sabemos de antemão o que vai ser perguntado no fim. Usualmente, quando lermos um artigo sobre um tema técnico, estamos à procura de umas informações e podemos não prestar atenção à cada parte do conteúdo. No caso de um curso, bem estruturado como este, também temos uma visão completa do tema e de como se relaciona com outras diretrizes do W3C como para os agentes de utilizador (UAAG) e as ferramentas de Autor (ATAG).

É sempre possível ler diretamente os textos oficiais como as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0, mas acho que são muito mais áridos, assim que aconselho este curso a todas as pessoas que poderiam ser interessadas na acessibilidade na web.

Validadores automáticos


Aqui está uma lista corta de validadores automáticos livres das directrizes WCAG 1.0 e 2.0 (fique à vontade para sugerir outras nos comentários):
  • TAW (em inglês, espanhol, catalão e galego)
  • AChecker (em inglês, italiano e alemão)
  • Opquast (uma extensão Firefox)

Leituras sugeridas


Web Content Accessibility Guidelines 2.0 made easy

Web Content Accessibility Guidelines 2.0 made easy, por Olga Revilla Muñoz, Itákora Press (2010)
Accessibility Handbook

Accessibility Handbook, por Katie Cunningham, O’Reilly Media (2012)


Web Content Accessibility Guidelines WCAG 2.0 (MOOC) (em inglês)
Connaître les directives WCAG 2.0 (MOOC) (em francês)
Las pautas WCAG 2.0 (MOOC) (em espanhol)

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