domingo, 17 de junho de 2012

Escrever para os usuários e para os motores de busca

Quando escrever para a web, devemos dirigir-nos a dois públicos com necessidades diferentes: os visitantes do site e os motores de busca.

O que parece à primeira vista uma verdade evidente, os motores sendo supostos pôr primeiro as páginas cujo conteúdo dirigi-se bem aos usuários, especialmente desde as versões diferentes do Panda e do Pinguim (e em breve da Zebra?), corresponde a uma necessidade real.

Escrever para os usuários


Um visitante de sua página está a procura de uma informação específica. Ele vai ler o seu conteúdo textual na diagonal tal como faria com um artigo de jornal (os anglófonos usam o termo desnatação). As mesmas regras aplicam-se também no ecrã.

A manchete apresenta um resumo do texto, seguida por uma introdução definindo o problema ou o assunto, por parágrafos que detalham cada argumento trazido, e por uma conclusão que responde à argumentação de forma concisa. Se um parágrafo ser longo, a primeira frase põe a sua idéia e a última resume-a, o corpo do parágrafo detalhando-a ou ilustrando-a.

Uma leitura rápida consiste frequentemente em ler a introdução e a conclusão, e a primeira frase de cada parágrafo detalhado. A presença de títulos intercalados também permite ao usuário que lê superficialmente ir diretamente à parte que o interesse.

Porém, quando a informação apresentada consiste numa sequência de indicações (superfície e preço por metro quadrado de um apartamento, especificações técnicas de uma câmara…), uma apresentação sintética em tabelas impõe-se. A informação é então directamente acessível e sua comparação com outras páginas do seu site é facilitada.

Escrever para os motores


O motor de busca atribui um peso aos diferentes níveis de títulos e subtítulos. Depois ele busca para o conteúdo em destaque (no início da página, em negrito, em itálico) atribuindo-o um valor de pertinência mais ou menos importante e deteta as palavras-chave e as expressões importantes da página. É só depois que passa através o conteúdo textual no seu conjunto para determinar a densidade das palavras-chave e os campos semánticos cobertos.

Uma apresentação apenas em tabelas da informação é vista pelo motor como uma série de palavras-chave apresentadas sem contexto. Atribui-a assim uma pertinência mínima, especialmente como esses termos poderem estar replicados em muitos sites (duplicação externa das mesmas informações), e até mesmo em páginas diferentes do seu site próprio (duplicação interna já que os títulos das tabelas são os mesmos em todas as suas páginas).

As boas práticas


Escrever ao mesmo tempo para os usuários e os motores de busca consiste em atender às necessidades de cada um deles. O denominador comum é seguir uma estrutura hierárquica da disposição da informação textual.

Não se esqueça também que usuários diferentes procuram a sua informação de forma diferente, segundo as suas necessidades do momento e os seus hábitos. Assim, é útil apresentar a informação principal da sua página de maneiras várias: textos, tabelas, imagens, vídeos… Cada maneira de apresentar a informação é ao mesmo tempo redundante e complementar.

Dois exemplos


Podemos ver no exemplo seguinte do site meilleursagents.com como uma informação pode ser duplicada na mesma página de modo que os usuários possam a encontrar numa olhada (apresentação em tabula) e que os motores de busca atribuam-na um contexto semántico (apresentação textual).

apresentação em tabula
Outro exemplo que tem mais a ver com a ergonomia é tomado do site translitteration.com onde o usuário pode selecionar o idioma através de um menu dropdown (ao topo da página) ou através de uma lista de ligações (ao final da página). Neste caso, o motor de busca (ou antes o seu analisador) pode seguir as ligações do rodapé (mas não no menu dropdown), enquanto o usuário possa escolher o modo de navegação que julgar mais adequado.

Seleção de idioma e ergonomia

Écrire pour les utilisateurs et pour les moteurs de recherche (em francês)
Writing for both visitors and search engines (em inglês)
Escribir para los usuarios y para los motores de búsqueda (em espanhol)

Sem comentários:

Enviar um comentário