domingo, 2 de dezembro de 2012

Nomes de domínio: o grande salto adiante


Existem atualmente 302 extensões de nome de domínio, incluindo 280 geográficas e 22 genéricas. Com esta observação, a ICANN decidiu de forma unilateral a necessidade de aumentar drasticamente o número destas extensões abrindo um processo de criação sem precedentes pela sua importância.

Do dia 12 de janeiro até o 30 de maio de 2012, todo o mundo pôde aplicar para sua própria extensão de nome de domínio. Para limitar o número das aplicações (vamos ater-nos a esta explicação simplista), o preço de ingresso foi fixado em 185 000 $, o seja quase 150 000 euros. As grandes marcas atiraram-se para este mercado para propor o seu próprio nome (.google, .volkswagen, e muitas outras).

L'Oréal é uma marca interessante nesta corrida, uma vez que não é um jogador na web. Contudo, fez um pedido para o seu nome (.loreal), incluindo em chinês (.欧莱雅), para marcas dela (.garnier, .lancome, .maybelline), assim que para palavras genéricas (.beauty, .hair, .skin). Em todo, 14 aplicações foram apresentadas por L'Oréal.

Outras marcas indicam seus principais mercados para a expansão futura delas, como Amazon que apresentou 76 pedidos, dos quais .クラウド, ファッション e .通販 (nuvem ou cloud, moda e ordem de correio em japonês), .食品 (comida em chinês), .mail (com sete otros concorrentes), .movie (oito concorrentes), .music (oito outra vez), .search (quatro), .tunes, .wow (há três competindo).

Google também está presente com nada menos que 101 aplicações através de sua subsidiária Charleston Road Registry Inc. Entre elas, encontramos:
  • valores familiares: .baby, .dad, .family, .home, .kid, .love, .mom
  • meios de comunicação: .film, .fun, .game, .hangout, .lol, .mov, .movie, .music, .play
  • meios de transporte: .car, .fly, .moto
  • estudos: .mba, .phd, .prof
  • tecnologias: .boo (a próxima linguagem de programação de moda?), .cloud, .rsvp (Resource Reservation Protocol)
  • negócio: .corp, .gbiz, .gmbh, .inc , .llc, .llp, .srl
  • internacionalização: .グーグル et .谷歌 (Google em japonês e chinês) e .みんな (todo o mundo em japonês), .guge (Gǔgē sendo a transcrição pinyin de Google China), então a língua inglesa fica a prioridade
  • uns inclassificáveis: .med (medicina?), .soy (soja?)

Outros jogadores estão interessados


As comunidades culturais e linguísticas de todo o mundo esperam ansiosamente a abertura de novas extensões, na Europa com a Eclid, na Rússia com a Ruclid ou noutros lugares. Os bretões (.bzh) veem com inveja o sucesso do .cat catalão lançado em 2006, tais como os bascos (.eus), os galegos (.gal), osescoceses (.scot) e os galeses (.cym).

O movimento também estende-se aos yakuts (.sakha) e aos tártaros (.tatar), às comunidades irlandesas (.irish), curdas (.kurd) e córnicas (.ker).

Grandes cidades associaram-se para ter as suas próprias extensões, como Paris, Berlim, Madri, Tóquio e Ottawa que requeiram a suas cityTLDs. Há também regiões, tais como a Andaluzia (.and), a Sarre (.saarland) ou a Comunidade Valenciana (.val).

Oeste Selvagem virtual


A ICANN tinha até então dificuldades para levantar fundos e vivia das taxas cobradas sobre os registradores que supervisiona (Network Solutions e outros). Com um capital renovado de 357 milhões de dólares ao qual se juntará um preço anual de 25 000 $ por extensão validada, agora vive na zona cinzenta do conflito de interesses, uma vez que se financia na indústria que pretende governar.

O novo território que vai logo criar a partir do zero, estas 1 900 extensões, são como as concessões de mineração dos dias do Oeste Selvagem. Os único que se enriquecem na corrida ao ouro são como de costume os vendedores de pás e picaretas, aqui a ICANN que aluga as concessões após a aplicação de uma taxa de entrada exorbitante.

Fonte (pdf, em inglês).

Noms de domaine : le grand saut (em francês)
Domain names: the big leap forward (em inglês)
Nombres de dominio: el gran salto adelante (em espanhol)

Sem comentários:

Enviar um comentário