domingo, 16 de dezembro de 2012

Para o Natal, ofereça-se um ecrã transparente!


Na maioria dos filmes de ficção científica recentes, há mais e mais ecrã transparentes: Homem de Ferro 2, Relatório minoritário (e Minority Report: A Nova Lei no Brasil), Avatar… Todos têm estas interfaces futuristas que nos ajudam projetá-nos num futuro não tão distante onde a tecnologia permaneceria relativamente próxima da nossa. Mas por que eles são tão populares?

A resposta cabe numa palavra: su cinemagênicidade.

Já todos vimos um software de reconhecimento facial numa série de TV onde umas dezenas de fotos são folheadas para mostrar que a máquina está a trabalhar activamente. Isto dá-nos a impressão de que alguma coisa acontece e que a ação contínua.

É a mesma coisa com estas interfaces cinemagênicas transparentes: podemos ver os atores de qualquer ponto de vista enquanto eles interajam com o sistema informático deles. E é aqui que fica tudo o interesse delas.

Agora, pergunte-se: assim que estamos a falar tanto do disenho responsive nestes dias, como é que o seu design projectar-se-ia nesses ecrãs? O seu site, visto por trás, ainda fica ergonomicamente estável e visualmente atraente?

O seu site visto por trás
Make it So: Interface Design Lessons from Sci-Fi



Se você quiser saber mais sobre o design das interfaces na ficção científica, e o que podemos aprender delas, pode ler o livro Make it So: Interface Design Lessons from Sci-Fi de (Rosenfeld Media, 13 de setembro de 2012), e visitar o blog Make it So.


Pour Noël, offrez-vous un écran transparent ! (em francês)
Para Navidad, ¡regálese una pantalla transparente! (em espanhol)
A transparent screen for Christmas! (em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário