sábado, 12 de outubro de 2013

Princípios da Gestão de Projeto (MOOC)


Os MOOCs (Massive Open Online Courses, o Cursos Online Abertos e Massivos) são cursos on-line oferecidos por escolas e universidades de todo o mundo em campos tão diversos como a antropologia, a matemática, o marketing ou a informática. O curso no qual estamos interessados aqui chama-se Princípios da Gestão de Projeto. É dado pelo Instituto Politécnico da Austrália Ocidental (Polytechnic West).

Conteúdo


Este curso é do nível da licenciatura de negócios (Bachelor of Business), baseado principalmente no Guia do Corpo de Conhecimentos em Gestão de Projeto (PMBoK, ou Project Management Body of Knowledge) do Project Management Institute. Segundo esta norma, um projeto pode-se dividir em 42 processos agrupados em cinco fases:
  • inicialização / conceção
  • planejamento / desenvolvimento
  • execução
  • monitoramento, controle
  • fechamento / finalização


Se este curso baseia-se no PMBoK, não é necessário referir-se a sua documentação. Porém, a fim de aprender ainda mais sobre isso, pode usar a quinta edição dele (em inglês).

A instrutora do curso, a Sue Dawson, trabalhou em DAC por quase vinte anos antes de virar para o treinamento on-line em 2000. Ela ensina as técnicas de gestão de projeto desde 2007. O seu curso está muito vivo e apresenta exemplos para ilustrar os diferentes processos desta metodologia.

Desenvolvimento


O curso é composto por quatro módulos de uma semana cada um. Na primeira semana apresenta-se a gestão de projeto em geral: definição de um projeto, as principais metodologias e normas, o PMBoK. As três semanas seguintes são dedicadas às fases de conceção, de desenvolvimento, de execução e de finalização, e aos processos que as compõem. Cada módulo é composto por nove vídeos de cerca de dez minutos durante as quais a treinadora apresenta os processos envolvidos com exemplos. Cada vídeo é seguido por um quiz, o que assegura que o seu conteúdo tenha sido compreendido, e cada módulo também acaba com um quiz disponível no final da semana. No final das quatro semanas, um certificado de sucesso é emitido se os resultados foram conclusivos.

Os vídeos acompanham-se por uma transcrição, e por uma lista de recursos para aprofundar o tema (vídeos do YouTube, sites). Os estudantes também são convidados a participar nos fóruns do curso para compartilhar as suas experiências. Porém, com mais de 1.300 registrados para a sessão de setembro de 2013, os fóruns não permitem um networking tão ativo como o podemos encontrar num curso presencial.

Interesse do curso


Este curso destaca muitos processos necessários para a conclusão com êxito de um projeto. Cada projeto no qual temos participado nossa experiência própria é uma ilustração da importância destes processos, e os fóruns do curso permitem uma ilustração disto além da sua própria especialidade.

A abordagem do PMBoK mostra como as fases de inicialização e de planejamento de um projeto são importantes. É onde vamos definir e enquadrar o projeto, pôr de acordo as diferente partes interessadas, e definir como vamos assegurar-nós do que o resultado é consistente com as expectativas de cada parte interessada. Nós colocamos em vigor as verificações de garantia de qualidade e de progresso do projeto que vão permitir a monitorização dele para detetar as deficiências eventuais antes que se tornem problemas. Quando um projeto deriva, o faz um dia de cada vez, e é importante identificar antecipadamente os meios de deteção.

A fase de fechamento é também muito importante, tanto para o moral da equipe do que para a memória corporativa. A finalização e o reconhecimento do êxito do projecto permitem olhar à volta antes de embarcarmos noutro projeto, possivelmente noutra equipe. Também, identificar as razões para o sucesso (ou o fracasso) de um projeto e as boas práticas implementadas permite constituir uma memória na qual os projetos seguintes puderem ir voltar. Não falamos aqui de fazer documentação para documentação, mas bem permitir o desenvolvimento e a melhoria das técnicas de trabalho e das equipes com os projetos. Esta fase está muitas vezes negligenciada, o que é uma pena tão para as pessoas envolvidas como para a memória da empresa (se as pessoas forem embora, é toda a experiência que se perde).

Interesse dos MOOCs


A formação contínua é assunto de todos, e a chegada dos MOOCs que democratizam e facilitam a aprendizagem de cursos de alto nível em casa, ao seu próprio ritmo, é uma oportunidade que deve ser aproveitada. Este curso livre, bem como muitos outros, está disponível no site open2study.com,ou diretamente através da página Princípios da Gestão de Projeto.


Principles of Project Management (MOOC) (em inglês)
Principes de Gestion de Projet (MOOC) (em francês)
Principios de Gestión de Proyecto (MOOC) (em espanhol)

Sem comentários:

Enviar um comentário