segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Publicidade em linha (MOOC)


O curso de publicidade em linha do qual vou falar é um MOOC oferecido no site open2study.com. Sua professora, a Patty Keegan, tem uma vasta experiência no campo e sabe introduzir o seu tema sem ser muito técnica.

Conteúdo


Este curso abrange a publicidade em linha desde os primeiros dias da web até o real-time bidding (ou lanço em tempo real), explicando os diferentes formatos publicitários, as plataformas digitais (marketing de pesquisa, mercados sociais, e o surgimento do mercado de telefonia móvel), o planejamento de campanha digital e a medição dele com a importância de estabelecer objetivos claros e maneiras de medir que foram alcançados durante toda a campanha.

Fundadora e diretora executiva da Digital Chameleon, uma empresa dedicada ao e-learning e aos cursos práticos, Patty Keegan, a professora do curso, trabalhou como estrategista de média, planejadora, compradora e diretora interativa em grandes empresas editoriais e agências de média de Boston até Sydney, para além de ter sido a fundadora e diretora executiva do Interactive Advertising Bureau (IAB) de Australia.

Desenvolvimento


O curso é composto por quatro módulos de uma semana cada um. Durante a primeira semana, centra-se sobre a evolução da publicidade on-line, os primeiros dias da web e as primeiras publicidades da época. A segunda semana aborda os diferentes tipos de publicidade online, os formatos publicitários, incluindo vídeo, as aplicações móveis e as métricas usadas para medir o desempenho. A terceira semana é dedicada às plataformas digitais, desenhando a paisagem do mercado social e da busca, enquanto a quarta semana centra-se no planejamento de campanha digital e as medidas conexas, incluindo o planejamento e a venta, assim como o rastreamento e a otimização de campanha. Cada módulo é composto por oito vídeos de cerca de dez minutos cada um. Cada vídeo é seguido por um quiz, o que assegura que o seu conteúdo tenha sido compreendido, e cada módulo também acaba com um quiz disponível no final da semana. No final das quatro semanas, um certificado de sucesso é emitido se os resultados foram conclusivos.

Para uma melhor compreensão dos formatos padrão de publicidade para a web, o Interactive Advertising Bureau propõe uma lista no seu site.

865 estudantes participaram neste curso em outubro de 2013.

Interesse do curso


Embora este curso não vai tão profundo que eu teria gostado nos detalhes técnicos do real-time bidding, nos meandros de um bom modelo de briefing ou na análise em profundidade de uma campanha específica, dá uma compreensão global do tema e abrange muitos aspectos da publicidade on-line que é sempre possível se aprofundar mais tarde.


Online Advertising (MOOC) (em inglês)
Publicité en ligne (MOOC) (em francês)
Publicidad en línea (MOOC) (em espanhol)

Sem comentários:

Enviar um comentário