Estreado desde anteontem (7 de fevereiro) na sua fase de teste em grande escala, o novo motor de busca Volunia, um verdadeiro híbrido de rede social, traz uma lufada de ar fresco e alguns conceitos inovadores no mundo da busca online.
Seet & Meek, comentários de um Power User.
Seet & Meek, comentários de um Power User.
Vamos começar agora pelas características essenciais deste novo motor de busca.
Mapas visuais ou mapas de grelha
Os mapas em 3D isométrica como em Sim City estão parecidos aos Sitelinks de Google (os links para as páginas internas de um site que aparecem sob o link principal na página de resultados). Eles destacam as principais rubricas dos sites e podem também apresentar-se na forma de mapas de grelha (que tomam a representação em pastas e subpastas). Simples representações visuais, não fornecem nenhuma informação específica sobre a proximidade semântica dos conteúdos das rubricas e parecem-me mero gadgets.
Mensagens
É possível participar em conversas em cada página de resultados. Cada página assim transforma-se num lugar de troca e de conversa, o que permitir ao motor:
- notar melhor os resultados (pensa-se imediatamente na análise de sentimentos e emoções dos utentes, a noção de resultado social está integrada desde o início)
- seguir o que é dito sobre um site / uma página (a união mágica do SEO e do SMO se poder dizê-lo assim, uma nova fonte de dados para seguir, mas teremos uma API para fazê-lo de maneira automática?)
Multimédia
O botão Multimédia permite pesquisar os diferentes médias presentes no site visitado (imagens, áudio, vídeo, documentos, outros). Esta pesquisa não é transversal ao web (busca de uma imagen como em Google ou Bing), mas limitada ao site que estamos a visitar.
Plugin
Uma extensão para Firefox é também proposta. Permite navegar num iframe com as funcionalidades de Volunia ao redor. Teste pouco conclusivo vista a tecnologia um bocadinho fora de idade e ao facto que poucos sites concordam em ser visitados em iframes, como é classicamente visto como uma apropriação de conteúdo. Uma estratégia mais convencional com ToolBar teria sido menos intrusiva e mais útil.
Sessões concorrentes
Este teste levantou um problema que um utente clássico talvez encontrasse com menos frequência: o das sessões concorrentes. Ao conectar com dois navegadores diferentes (por exemplo, Firefox e Chrome), a primeira sessão é interrompida. Devemos passar o tempo entrando e saindo para tirar proveito das funcionalidades sociais do motor entre vários navegadores, o que é uma pena, especialmente como este problema não existe por exemplo com Google.
Mini-aplicações para incorporar nos seus sites
Muitas mini-aplicações estão propostas para partilhar nos seus sites: incorporação do mapa, botões sociais (para ver as mensagens sobre a página), incorporação direta das mensagens na página para os utilizadores conectados), pesquisa interna no site (com formulário de pesquisa ou por tipo de média).
Conclusões
O motor de busca Volunia integra a dimensão social da pesquisa em toda a experiência do utilizador, o que os dois principais motores acrescentaram mais tarde (tomada em conta dos dados de Facebook para Bing, e integração de Google+ para Google). Mas onde os motores convencionais apoiam-se em redes sociais verdadeiros, Volunia escolheu criar o seu a partir de zero, este último sendo unicamente focado na pesquisa. Os usuários vão seguir? Nada é menos certo, como as redes sociais propõem funcionalidades diferentes e já estão bem estabelecidas nos hábitos.
«Mas diga, é um motor de busca ou uma rede social?», já podemos ler nas mensagens de um power user na página de Volunia.
Como webmaster, fica difícil não sentir-se enganado de um conteúdo que nos toca diretamente: os comentários dos visitantes. Seja no motor de busca ou na mini-aplicação integrada na sua própria página, é simplesmente impossível seguir as conversas e ainda menos influenciá-las. Tornamo-nos de facto todos community manager com potencialmente uma comunidade para gerir por página do site. Nenhuma ferramenta é proposta pelo momento para gerir esta massa de informação enquanto em termos de SEO/SMO esteja primordial.
O motor de pesquisa Volunia ainda está em fase de teste com muito poucos usuários e muito pouco conteúdo indexado. Porém, mostre-nos a evolução possível dos motores atuais (os gigantes do mercado devem monitorar estas novas funcionalidades de perto), e permite-nos preparar-nos às mudanças possíveis. Parece-me um bocadinho como Blekko neste ponto de vista: ainda não suficientemente grande para ser útil, mas campo de testes para não deixar em pousio.
Volunia, un nouveau moteur de recherche (em francês)
Meet Volunia, a new search engine (em inglês)
Volunia, un nuevo motor de búsqueda (em espanhol)
Sem comentários:
Enviar um comentário