quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Localização das emoções na perceção das notícias

Yahoo Brasil leva em conta a emoção despertada por seus artigos nos seus leitores.

A seção Como você se sente ao ler este artigo? convida os leitores para categorizá-lo numa emoção: feliz, informado, inspirado, triste, de mau humor, achei bizarro, ri muito. Cada sentimento é representado por um Smiley e explicado por uma palavra. O visitante pode então completar a sua opinião e compartilhá-la nas redes sociais Facebook e Twitter. Pode-se depois navegar através das notícias com base dos sentimentos compartilhados



 Se a classificação automática de texto de acordo com os sentimentos começa a ter aplicações práticas, a avaliação do que os leitores sentem experientes com o crowd-sourcing permite categorizar o conteúdo e filtrá-lo usando o envolvimento emocional dos leitores. 

Contudo, a comparação dos sentimentos experimentados por país e idioma é em si muito informativa das diferenças (ou dos prejuízos?) entre as culturas. Se as localizações em Francês e Inglês do Canadá a priori são diretamente equivalentes, nem os brasileiros nem os espanholes têm o direito de estar interessados numa notícia, quando eles podem achá-la muito divertida, horrível ou inspirada, o que não é permitido aos canadenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário