sábado, 27 de outubro de 2012

Os zumbis do Spam e o Apocalipse dos Captchas

Os zumbis spammers attacam

A maioria das soluções de captcha baseiam-se num texto a ler ou a ouvir ao qual foi adicionado ruído e distorção. E a maior parte do tempo, este texto é gerado de forma aleatória e serve apenas um propósito: o de parar o spam. Demasiados humanos resolvem captchas no mundo inteiro em cada momento e usam os seus cérebros para tratar de dados desnecessários.

O que podemos fazer para resolver este problema de subutilização de toda essa capacidade cérebral?

O spam não é fiambre

Spam reduzido
Um captcha é um teste usado para distinguir os seres humanos dos computadores (programas, bots e spambots). Esta palavra é um acrônimo para Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart, o Teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos. E para tentar alcançar isso, muitos sistemas de captchas foram desenvolvidos, usando texto embaralhado, imagens não separadas, questões matemáticas e outros quebra-cabeças.

Captcha publicitário

Captcha publicitário
Captcha type-in por Solve Media
Sim, eles fizeram-no! Nenhum cérebro humano deveria ser privado de uma boa propaganda, só os bots podem navegar sem publicidade. Os usuários da internet são cada vez mais cegos aos anúncios quando andam na web, assim o pessoal do marketing está sempre a criar novos formatos de anúncios em banner e novas maneiras de misturar sua publicidade ao conteúdo real. Gostam particularmente do instante captcha desde que os usuários que estão habituados a ler em diagonal os textos que lhes são apresentados na web são obrigados a parar e a concentrar-se numa tarefa. Pode-se imaginar um momento melhor para lhes apresentar alguma publicidade? E o que é mais, o resultado é mensurável: a lembrança da mensagem é 12 vezes melhor do que com um banner publicitário comum.

Acessibilidade

Nós querer cérebros
Como você já pode o saber, cerca de 8% da população masculina é daltônica (enquanto apenas 0,5% das mulheres são afetadas), e quase uma pessoa em cada sete sofre de dislexia, o que significa que ela tem dificuldade para ler e/ou escrever. Todo o espetro da incapacidade está concernido pelos captchas, das incapacidades intelectuais (dislexia, discalculia…) às incapacidades físicas (mobilidade, deficiência visual ou auditiva…).
Então, os captchas deveriam proporcionar modalidades de interação diferentes, deixando ao usuário um modo para escolher entre elas, que seja reconhecer um texto escrito ou gravado, resolver uma equação matemática simples, reconhecer uma forma ou uma imagem…

Captchas com significado

Existem algumas soluções gratuitas de captcha que permitem realizar tarefas em vez de resolver quebra-quabeças desnecessários.

reCaptcha é uma delas. Ajuda Google a digitalizar livros, jornais, e programas de rádio. Alguns números para ver a extensão da coisa: reCaptcha, isto é 200 milhões captchas resolvidos por dia, ou seja 100 milhões palavras digitalizadas por dia, ou 2,5 milhões livros por ano.

Asirra ajuda a etiquetagem de fotos de cães e gatos. Um bué fixe, pois não? Bem, pelo menos as fotos estão classificadas, mas vai um pouco mais longe disso. Porque as fotos do Reconhecimento de Imagem de Espécies Animais para Restringir o Acesso (é seguro, em inglês, vai melhor, Animal Species Image Recognition for Restricting Access) são fornecidas por PetFinder, um site que faz encontrar um novo lar para os cachorros e gatinhos sem lar, permitindo-o também ganhar mais visibilidade.
Ver o artigo de pesquisa Asirra: um Captcha que aproveita a categorização manual de imagem por alinhamento de interesse (pdf em inglês) para saber mais.

Civil Rights Captchas pede aos seus utilizadores para tomar posição sobre fatos em relação aos direitos humanos. Uma situação é descrita (por exemplo, «No Kosovo, há pessoas torturadas em detenção») e pede-se aos usuários qual sentimento isto desperta neles (depressão, leveza ou sentimento positivo), as palavras sendo ligeiramente distorcidas.
Disponível em inglês e sueco, este serviço levanta a questão fundamental de onde fica o limite: pode-se pedir aos seus usuários pensar de uma determinada maneira para executar uma tarefa específica (criar uma conta para um serviço web ou deixar um comentário num site)?

Consenta antes de seu mestre captcha

Como o diz Jonathan Lung na sua série de posts, extraída do seu artigo Considerações éticas e legais do reCAPTCHA apresentado na conferência Privacidade, Segurança e Confiança (Paris, 2012):
Em analogia com a noção de consciência de classe de Marx, a não ser que os agentes não percebem que estão sendo explorados, eles não podem agir racionalmente em seus próprios interesses superiores. Portanto, se as pessoas não estarem informadas da maneira como são utilizadas as suas soluções aos reCAPTCHAs, eles não estão em condições de dar o seu consentimento.
O seu mestre captcha
Não há nenhuma liberdade na resolução de um captcha do ponto de vista do usuário. Ou ele resolve-o e acessa o serviço por trás dessa barreira, ou não o faz e a interação dele é perdida para sempre.
Da mesma maneira, se um usuário não dar consentimento à tarefa realizada pelo captcha que lhe é oferecido, não tem nenhuma maneira de contorná-lo.

Por outro lado, mutualizar tarefas (crowdsource-as) através de um captcha levanta questões de monopólio, de leis trabalhistas e de tributação: o custo real do trabalho está pago pelos usuários que realizam a tarefa do captcha (comercializável), alguns deles podem ser crianças, a necessidade de resolver o captcha pode ser considerada coerção, até mesmo escravidão, e nenhum imposto é cobrado sobre este trabalho (enquanto as tarefas do Mechanical Turk da Amazon sejam tributáveis, pois consideradas como um trabalho sob contrato). Para mais informações, ver o post Part V (Legal) do Jonathan Lung.

Eu não sou Franz Otto Spamer!

Franz Otto Spamer
(É ele!)

Qual é o ponto de colocar todo o peso sobre os ombros do usuário com o qual desejamos criar uma interação? Se os spambots e os Black Hats querem automatizar certas funções que você oferece em linha, você deveria ser capaz de geri-as do lado do servidor. É aqui que você pode configurar as heurísticas de sua escolha para separar o joio do trigo. Trata-se ao mesmo tempo de ergonomia e de respeito para os seus usuários.


Les Zombies du Spam et l'Apocalypse des Captchas (em francês)
The Spam Zombies and the Captcha Apocalypse (em inglês)
Los Zombis del Spam y la Apocalipsis de los Captchas (em espanhol)

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